Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
today28/12/2022
O Pacajus, vencedor da Taça Fares Lopes deste ano, estava com vaga garantida para a Copa do Brasil 2023. Mas, por um erro da Federação Cearense de Futebol (FCF), a vaga foi transferida para o Iguatu, que se classificou por meio do Campeonato Cearense. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) considerou que houve omissão por parte da Entidade cearense que, durante a Taça Fares Lopes, não cumpriu um requisito do Regulamento Geral das Competições (RGC).
Conforme consta no artigo 24 do RGC, para que a Fares Lopes tivesse o poder de classificar times para a competição nacional, era necessário que pelo menos quatro clubes de primeira divisão estadual estivessem participando da competição. Na época, haviam apenas três da Série A disputando: Pacajus, Maracanã e Icasa, que ainda não tinha sido rebaixado.
Em ofício enviado à FCF, a CBF declarou que a informação de que o Pacajus estaria classificado para a Copa do Brasil não correspondia à realidade e afirmou que a Federação Cearense teria a induzido a um erro, “algo que não se pode admitir”. A CBF afirmou, ainda, que era responsabilidade da FCF verificar se o regulamento estava sendo cumprido.
A FCF se pronunciou por meio de nota, mas não comentou sobre a responsabilização que lhe foi imposta.
“A Federação Cearense de Futebol informa aos desportistas que os clubes cearenses que irão participar da Copa do Brasil 2023 serão Fortaleza Esporte Clube, Ferroviário Atlético Clube, Caucaia Esporte Clube, Associação Desportiva Iguatu e Ceará Sporting Club. A decisão foi tomada pela Confederação Brasileira de Futebol, diante do caso omisso que foi identificado, conforme art. 117 do RGC da Entidade. Ainda em relação às mudanças de critérios de participação da Copa do Brasil para os demais anos, iremos convocar um conselho técnico extraordinário no início de janeiro do ano seguinte”, declara a nota.
Em vídeo divulgado pela Replay TV, o dirigente do Iguatu, Gabriel Uchôa, afirmou que a direção do clube recebeu com surpresa o comunicado oficial de que o azulão do centro-sul irá participar do campeonato nacional no próximo ano. “Os próximos passos serão dialogar com a federação para saber como se procederá a atuação do Iguatu. A única certeza que temos é de que o e-mail chegou em nosso corporativo e o Iguatu vai sim jogar a Copa do Brasil em 2023”.
Denilson Rodrigues
Written by: Radio
Publicar comentários (0)