Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
Nessa quarta-feira, 23 de fevereiro, aconteceu na cidade de Missão Velha/CE, a inauguração do trecho do Cinturão das Águas José Welington Landim, que passa naquela localidade. O prefeito Rosemberg Macedo, juntamente com o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, estavam presentes no momento.
O trecho possui extensão de 75 quilômetros, além de um percurso que liga a Barragem de Jati ao município de Barbalha, passando também em Missão Velha. O investimento foi avaliado pelo Governo Federal e Tesouro Estadual, em R$: 1,1 bilhão. O governador Camilo Santana, ressaltou a importância da obra para as regiões. “É muito importante que esta água não sirva só para ser levada para outras regiões, mas também para que não falte água para o consumo humano.”
Afinal, o que é Cinturão das Águas?
O Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi concebido para viabilizar uma maior capilaridade das vazões transpostas pelo Projeto de Integração do Rio São Francisco em território cearense. São 145,3 km de caminhamento, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem.
Para a Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Estado, o CAC enseja um relevante aumento da garantia hídrica, uma vez que o aquífero Missão Velha, principal manancial da região para o atendimento de todas as demandas da população, apresenta os primeiros sinais de que atingiu o limite de sua explotação. Deste modo, ao estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.
Outro benefício, não menos importante, propiciado pelo CAC, é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema teria sua captação no final do Trecho 1, em Crato ou Nova Olinda, e conduziria a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica. O CAC tem por objetivo principal aduzir as vazões transpostas do Rio São Francisco e distribuir em regiões hidrográficas do Ceará.
Situação Atual
As obras do Trecho I do CAC encontram-se com 70,86% executadas. As seções hidráulicas dos Lotes 01, 02 e 05 do CAC representando 79,50 km, compostas por trechos de canais revestidos, linhas de sifões e túneis, se encontram em sua totalidade plenamente concluídos, permanecendo somente um percentual de serviços suplementares referentes à micro drenagens, fornecimento de hidromecânicos, estradas de manutenção, proteção de taludes, inspeção, recuperação e acabamentos pontuais. O Lote 03 encontra-se com 40,52 % de suas obras realizadas, apresentando 7,122 km de canal concretado e 3,984 km de tubos assentados.
O Lote 4 encontra-se com execução de 15,86%. As obras dos Lotes 3 e 4 encontram-se em pleno andamento. (Relatório Executivo CAC de Outubro/2021)
Fonte: https://www.srh.ce.gov.br/cinturao-das-aguas-do-ceara/
Thaís Cândido
Written by: Radio
Publicar comentários (0)