Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
Todas as unidades federativas do Brasil, com exceção de Roraima, foram afetadas pelo apagão ocorrido na manhã de terça-feira, 15 de agosto. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a causa do ocorrido foi uma sobrecarga no Ceará e talvez outro “evento’ em local que ainda não foi detectado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“Um dos eventos já apontados pelo ONS aconteceu no Norte do Nordeste, mais precisamente na região do Ceará. O outro evento possível ainda não está detectado”, disse o ministro em coletiva à imprensa. Roraima foi o único estado que não ficou sem energia pelo fato de não fazer parte do Sistema Interligado Nacional.
De acordo com o ONS, a sobrecarga levou a uma separação elétrica no Sistema Interligado, ou seja, as regiões Norte e Nordeste do Brasil foram desconectadas das regiões Sul e Sudeste. Essa medida foi proposital, para que não houvesse a interrupção total nestas regiões. “Houve pelo menos 16 mil megawatts de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência”, declarou o órgão em nota.
O ministro informou que irá pedir à Polícia Federal e à Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), que instaurem investigações, a fim de descobrir se o apagão foi provocado por ação humana. Segundo o Ministério, “o Sistema Nacional foi restabelecido às 14h49min de ontem, com 100% dos consumidores com serviço recuperado até o fim da tarde”.
Ao redor do Brasil, o apagão gerou problemas em linhas de metrô, interrupção no fornecimento de água de algumas cidades, apagamento de semáforos – que geraram caos no trânsito, paralisação de aulas e outros transtornos.
Denilson Rodrigues
Written by: Radio
Publicar comentários (0)