noticias

Reitor-mor Salesiano é criado Cardeal pelo Papa Francisco

today30/09/2023 1

Fundo
share close
Imagem/Reprodução: Vatican News

Durante a manhã ensolarada deste sábado, 30 de setembro de 2023, diretamente da Praça São Pedro, no Vaticano, aconteceu o Consistório Ordinário Público, presidido pelo Papa Francisco. O momento contou com a presença de 20, dos 21 novos Cardeais, além de milhares de fiéis e peregrinos. Entre eles, o Reitor-mor Salesiano, Padre Ángel Fernández Artime.

Após a oração de entrada feita pelo Papa Francisco, o novo cardeal Robert Francis Prevost, prefeito do Dicastério para os Bispos, dirigiu uma mensagem de agradecimento (em nome de todos), ao Santo Padre. Em seguida, foi lido um trecho dos Atos dos Apóstolos, que falava sobre Pentecostes. “Queridos irmãs e irmãs, faz-nos bem espelhar-nos na imagem da orquestra, para aprendermos cada vez melhor a ser igreja sinfônica e sinodal. Proponho de modo particular, a vós, membros do Colégio Cardinalício, na consoladora confiança de que temos como maestro o Espírito Santo”, exclamou Francisco em sua homilia.

Na sequência, o Papa Francisco chamou a fazer parte do Colégio Cardinalício “alguns dos nossos irmãos, tornando-se membros do Clero de Roma, operando mais intensamente o nosso serviço apostólico”, proclamou solenemente o Papa, a criação dos novos cardeais da Santa Igreja Romana, citando o nome dos 21 cardeais. Em meio aos aplausos do povo de Deus, estava o Reitor-mor dos Salesianos, o Padre Ángel Fernández Artime. Os neo-cardeais colocaram-se diante do Papa Francisco, professando sua fé e fidelidade com a igreja. Depois, aconteceu a imposição do barrete vermelho, entrega do anel cardinalício e do título/diaconia.

A celebração finalizou com a bênção apostólica do Santo Padre para cerca de 12 mil pessoas presentes na Praça de São Pedro, neste 30 de setembro.

Em uma carta enviada pelo Reitor-mor, em 12 de julho, foram indicados os passos. Foi permitido, pelo Papa Francisco, que Dom Ángel Fernández Artime (SDB), governasse a Congregação Salesiana até julho de 2024. A partir de então, o novo cardeal ficará a serviço daquilo que o Santo Padre o indicar.

Brasão e lema do Cardeal Ángel Fernández Artime, SDB

Reprodução: Boletim Salesiano

Foi divulgado também o brasão e lema de Dom Ángel Fernández Artime. A heráldica é uma linguagem complexa, especial, constituída por uma miríade de figuras; e o brasão de  um purpurado é também um sinal especial, expressão gráfica, síntese e mensagem do seu ministério.

No caso do escudo do cardeal Ángel Fernández Artime, SDB, a brasonaria (descrição heráldica) atualmente, não mostra o escudo fixado a uma cruz dourada vertical, porque o Reitor-mor ainda não é bispo. No centro do escudo, na primeira seção sobressai a característica figura de Jesus Bom Pastor, presente nas Catacumbas de São Calisto, em Roma. Na segunda seção, ou capa, no alto, à esquerda, o dourado monograma coroado ‘MA’, referência a Maria Auxiliadora. Na terceira seção, também no alto, a âncora de prata, com corda vermelha.

Timbra o escudo um chapéu com cordões e borlas vermelhos, sinal da dignidade cardinalícia. As borlas, em número de 30, dispõem-se pendentes, 15 de cada lado, na ordem de 1, 2, 3, 4, 5.

Sob o escudo, legendado em faixa de prata, o lema em maiúsculas de cor preta: “SUFFICIT TIBI GRATIA MEA” (Basta-lhe a minha graça). Na exegese da brasonaria do escudo do neo-cardeal, a figura central do Bom Pastor dentro do escudo exprime também a centralidade da figura de Cristo, “o autêntico Pastor que conduz seu Povo”.

O monograma de Maria Auxiliadora recorda a Mãe, a quem Dom Bosco confiou a Congregação e a quem sempre recomendou de recorrer. A âncora, por fim, relembra em primeiro lugar que o cardeal Ángel Fernández Artime, SDB, é filho de um pescador do mar de Espanha. Recorda, antes de tudo, as origens, mas relembra igualmente que a âncora está presente no brasão da Congregação Salesiana: o mesmo Dom Bosco a quis como símbolo da virtude teologal da Esperança. Já o lema episcopal, tomado de São Paulo (2Cor 12,9), exprime a confiança na Divina Providência.

Com informações do Boletim Salesiano.

Reprodução: Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte)

Thaís Cândido

 

Written by: Radio

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%