noticias

Incêndio é registrado nas proximidades da Colina do Horto

today13/09/2023 1

Fundo
share close
Imagem: Denilson Rodrigues


Os romeiros que visita
vam a Colina do Horto na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, foram surpreendidos por uma forte fumaça provocada por um incêndio iniciado na noite anterior. A direção do Horto contactou os bombeiros que já controlaram as chamas. No entanto, a fumaça permaneceu ao longodesta manhã, dificultando as peregrinações. Equipes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA) atuam no local, pois ainda existem focos de calor.

Era por volta das 19h de terça-feira quando as chamas se espalharam, se aproximando da estátuado Padre Cícero Romão Batista, do Restaurante Mirante, das torres de transmissão de rádio e TV e de casas nas proximidades. “Estamos em contato com a SEMA e com o Corpo de Bombeiros desde ontem, já que se trata de uma Área de Conservação Ambiental”, declara Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju). Segundo ele, a possibilidade de ato criminoso não é descartada, mas que ainda não há uma conclusão.

Imagem: Denilson Rodrigues

O tempo seco e a baixa umidade do ar favorecem os focos de incêndio nessas áreas de vegetação, mas a intervenção humana também é um fator determinante. “Nós estamos em área, filmando a região com drones, já que ainda há focos de calor. Mas é necessário que se faça uma perícia para detectar a causa do incêndio”, declara Angélica Jorge, técnica da SEMA.

Por conta da fumaça, o Complexo Ambiental Caminhos do Horto informou que o funcionamento do teleférico está suspenso até que a situação das queimadas na Colina seja regularizada.

Denilson Rodrigues 

Written by: Radio

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%