noticias

Primeira do Ceará: Benigna Cardoso da Silva será beatificada em outubro

todaymaio 3, 2022 31 2

Background
share close

Na última segunda-feira, 02 de maio, em coletiva à imprensa, realizada no Colégio Pequeno Príncipe, na cidade de Crato/CE, a Diocese de Crato divulgou a data da beatificação da jovem mártir Benigna Cardoso. O anuncio foi realizado através do Pastor Diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes (OFMcap). “Benigna Cardoso da Silva será beatificada em uma celebração solene, no dia 24 de outubro, data comemorativa do martírio da serva de Deus”, anunciou Dom Magnus Henrique, durante a coletiva.

O Bispo também informou que a celebração de Beatificação de Benigna será presidida pelo Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o Cardeal Marcello Semeraro, representante do Papa Francisco. A partir desta solenidade, a jovem se tornará a quarta beata brasileira e a primeira da história do Ceará. “Quando estamos tratando de um santo mártir, não é preciso o milagre para a beatificação, acontece apenas o estudo em torno do martírio e, comprovado, o Santo Padre  o reconhecendo, acontece a beatificação e então, este fiel passa a ser venerado no território onde ele nasceu”, esclareceu o coordenador da Comissão para a Beatificação de Benigna, Padre Wesley Barros.

Ele afirma ainda que a canonização necessita de um milagre, sendo “uma ocasião em que a Igreja apresenta aquele santo ao mundo todo, então se torna passível de ser venerado por todo mundo, mas do ponto de vista das virtudes, do ponto de vista da fé, não há diferença”, finalizou o coordenador.

Para a beatificação da mártir, foi produzido um logotipo, com o intuito de divulgar a devoção à jovem Benigna Cardoso. “O logotipo foi idealizado a partir do formato de uma cruz símbolo que evoca a centralidade da fé cristã, o mistério pascal, paixão, morte e ressurreição de Jesus”, apresentou o Coordenador da Equipe de Comunicação, Padre José Fabiano.

 

Imagem/Reprodução: Diocese de Crato

Confira o logotipo com as suas simbologias, clicando em: https://diocesedecrato.org/beatificacao-da-martir-benigna-cardoso-tem-data-anunciada

HISTÓRICO

Benigna Cardoso da Silva viveu de 1928 a 1941, na cidade de Santana do Cariri, localizada no interior do estado do Ceará. Aos treze anos, quando tentou se defender de um assédio cometido por Raimundo Alves Ribeiro, Benigna foi assassinada pelo jovem que, na época, tinha a mesma idade.

Com a comoção que foi gerada após a morte da menina, diversas visitações ao local do assassinato tiveram início. Com o passar dos anos, as peregrinações foram intensificadas. Atualmente, Benigna é considerada pelos caririenses como “Heroína da Castidade”. Sua romaria reúne anualmente cerca de 50 mil peregrinos.

Em 2011, 70 anos após a sua morte, a Diocese de Crato, na época do pastoreio de Dom Fernando Pânico, bispo emérito, deu início às pesquisas para a abertura do processo de beatificação da jovem. Para isso, foi formada uma comissão histórica, que investigou a vida de Benigna, colhendo relatos de pessoas que a conheceram em vida. Alguns anos depois, o Vaticano também colheu depoimentos de indivíduos que viveram entre 1940 e 1980.

Em 2019, o Papa Francisco reconheceu o martírio de Benigna Cardoso da Silva e no dia 3 de outubro do mesmo ano encerrou-se o processo de Beatificação. Restava apenas anunciar a data da missa, na qual a mártir será declarada “Bem-aventurada”. Esta solenidade foi prevista inicialmente para 2020, mas foi adiada devido o isolamento gerado pela pandemia de Covid-19.

 Denilson Rodrigues 

Written by: Radio

Rate it

Previous post

noticias

Caminhão do Cidadão estará em Caririaçu esta semana

A Prefeitura de Caririaçu, em parceria com o Governo do Estado, traz ao município de Caririaçu o Caminhão do Cidadão. Os atendimentos à população serão feitos durante dois dias, hoje, quinta-feira, 28 de abril e amanhã, sexta-feira, dia 29. O Caminhão do Cidadão ficará localizado na Praça Pe. Augusto, fará a emissão presencial de documentos e terá o atendimento iniciado a partir das 8h da manhã por ordem de chegada. […]

todayabril 28, 2022 2

Post comments (0)

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


0%


Site desenvolvido e hospedado por Padux Tecnologia.