noticias

COMUNICAÇÃO | NH ENTREVISTA O PE. GILDÁSIO MENDES

todaymaio 18, 2021 8 1

Background
share close

No clima do Dia Mundial das Comunicações Sociais, o NH entrevistou o Padre Gildásio Mendes, conselheiro mundial para a Comunicação da Congregação Salesiana:

NH: P. Gildásio, como foi seu primeiro contato na caminhada na Congregação Salesiana e como surgiu o seu interesse em atuar no serviço da Comunicação Social?
Assim que iniciei o período do Noviciado (S. Carlos, S. Paulo, 1982), já tinha interesse pela comunicação, sobretudo a música, a arte, a linguagem, a produção artística, vídeos. Depois, mais tarde, na filosofia, iniciei a estudar comunicação de modo mais sistemático, prática de rádio, gravação, textos jornalísticos, escrever livros, produzir video clips. Mais tarde, com os cursos na UPS Roma e Michigan State University, iniciei de modo mais intenso e específico a aprofundar o mundo virtual, a informática, design, estudos e pesquisas nas áreas da interação humana com os computadores e celulares. Hoje sinto-me feliz em poder compartilhar com a Congregação Salesiana este caminho de visão e serviço educativo pastoral através da comunicação.

NH: Em referência ao Dia Mundial das Comunicações, nessa época de pandemia, marcada pelo bombardeio de informações, fake news e distanciamento social, como o jovem pode se manter e ser igreja na sua comunidade, com o uso das redes sociais e tecnologia?
Sempre, no mundo da comunicação, vamos viver no terreno onde tem o joio e o trigo. Não existe neutralidade no universo complexo da comunicação. Hoje é muito importante sabermos interpretar com atenção e espírito critico o que vemos, o que assistimos, o que é mais seguro, o que e com quem interagimos. Como cristãos, não podemos ter medo do universo de redes sociais e internet. Estamos todos de certa forma conectados. Mas é preciso saber interpretar as notícias, verificar as fontes. Hoje, falamos da questão dos algoritmos como códigos de controle ideológico do mundo virtual. Sempre nos perguntar sobre o que uma gigante de tecnologia e redes sociais oferecem no mundo digital, quem comunica, o que comunicam.

NH: Desde os tempos de Dom Bosco, os Salesianos têm como grande marca a questão do contato pessoal, principalmente nos mais diversos encontros em todas as suas áreas de atuação. No pós-pandemia, como é a sua visão em relação à praticidade do virtual e a vivência do carisma salesiano presencial?

Nossa educação se fundamenta no amor pelos jovens. Através da bondade, do afeto, do cuidado pelo outro, em nome de Jesus Cristo, criamos relações, estabelecemos redes de humanidade com as pessoas. Esta relação humana espiritual que vivemos e compartilhamos com as pessoas cria raízes e torna-se referência de comunicação. Quando o jovem sente que é amado, a comunicação entre nós educadores e ele acontece e se perpetua na relação educativa, no tempo e no espaço da espiritualidade do educador bom pastor. Dom Bosco dizia, perto ou longe eu penso sempre em vocês. Esta é uma chave importante para nós comunicarmos em qualquer realidade que possamos enfrentar.

Por Serviço de Comunicação Social

Written by: Radio

Rate it

Previous post

noticias

VISITA EXTRAORDINÁRIA | REPRESENTANTE DO REITOR-MOR VISITA TERRAS CARIRIENSES

Na última quarta-feira, 07 de abril, o Padre Gabriel Romero, conselheiro regional da América Cone Sul chegou à cidade de Juazeiro do Norte/CE, com o intuito de visitar as obras salesianas presentes na cidade, conhecida também por ser a terra do Padre Cícero Romão Batista, incentivador da vinda dos Salesianos à cidade. Durante sua passagem, padre Gabriel conheceu as instalações da Rádio FM Padre Cícero, onde teve a oportunidade de […]

todayabril 16, 2021 6 1


0%


Site desenvolvido e hospedado por Padux Tecnologia.