noticias

RÁDIO FM EDUCATIVA SALESIANA PADRE CÍCERO FM, EM JUAZEIRO DO NORTE, COMPLETA 17 ANOS DE FUNDAÇÃO

todayabril 5, 2021 5

Background
share close

Foi no dia 24 de março de 2004, em comemoração aos 160 anos de aniversário do Padre Cícero, que nascia a Rádio FM Educativa Salesiana Padre Cícero, emissora pensada para cumprir o carisma salesiano e os propósitos do Pe. Cícero – Educar, Comunicar e Evangelizar o povo de Deus.

Na frequência 104.5, ela cobre toda a Região do Cariri e outros estados, a partir da Colina do Horto, onde está localizada a antena e a Igreja do Bom Jesus do Horto.

Pela internet, a FM Padre Cícero pode ser ouvida pelo aplicativo Radiosnet e pelo site www.radiopadrecicero.org.br, que possibilita a qualquer pessoa, no mundo, entrar em cadeia, e, transmitir a nossa programação.

Tem como Diretor Executivo da Rádio, o Padre Cícero Oliveira, que também é pároco do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Ele está à frente há um ano nesta missão. Ele reconhece o trabalho da equipe que compõe a rádio, sabendo que no último ano, as dificuldades foram imensas, mas que o grupo se manteve firme e forte no trabalho. Mas, que não existiria FM Padre Cícero, sem nossos ouvintes, que para ele, são um público fiel.

“Esta rádio e sua história, ela conta com um grupo muito fiel, que são os nossos ouvintes. São aqueles que escutam, divulgam, são aqueles que apoiam. O nosso abraço e a nossa gratidão e nosso reconhecimento a todos os ouvintes da Rádio Padre Cícero”, pontuou.

Padre Nivaldo Pessinatti, Inspetor Salesiano para o Nordeste, afirma que o caminho até a chegada dos 17 anos, foi regado de momentos bons e ruins, mas que a FM Padre Cícero é um projeto amado pela Igreja.

“Celebrar 17 anos dentro de todo o contexto que vivemos, já é um grande merecimento. Todos que conhecem mais de perto, sabem quantos sacrifícios, quantas renúncias e preocupações, mas também quantas alegrias, passamos na realização desse projeto de comunicação da nossa amada Igreja”, enfatizou.

O Bispo da Diocese de Crato, Dom Gilberto Pastana, reforça que a FM Padre Cícero leva para a população de todos os municípios que ela alcança, o anúncio da verdade, comunicação e entretenimento, tudo voltado para o que manda o Evangelho.

“Por isso, é dia de agradecer a Deus por esse importante veículo, que leva a todos os lares, não só de Juazeiro, mas de todos os municípios onde as ondas da FM Padre Cícero chegam, levando a alegria, a formação, a informação e a verdade do Evangelho”, finalizou.

Apesar de estar oficialmente há 17 anos no ar, a história surgiu em 1996, quando o Padre Luiz Sampaio do Rêgo, que na época era pároco do Santuário Sagrado Coração de Jesus, juntou-se com alguns leigos, e fundou uma associação que amparava o direito de funcionamento da Rádio Comunitária Padre Cícero. Ela funcionou por cinco anos, como um instrumento de educação, evangelização e inclusão social. Na época, a rádio funcionava com o trabalho voluntário de 46 locutores e controladores. No quesito financeiro, contava com a colaboração financeira de mais de 200 “Amigos da Rádio”, que contribuíam mensalmente para as despesas de funcionamento. Mas, com uma nova legislação, que limitava e dificultava, ainda mais, o raio de alcance e funcionamento da rádio comunitária, ela foi fechada temporariamente em 1997.

No ano seguinte, em 1998, surgiu a possibilidade de lutar por um canal de Rádio Educativa, disponível para a Região do Cariri. Precisaria de novas organizações estatutárias. E aí, foi criada a Fundação Educativa Salesiana Padre Cícero, seguindo as exigências determinadas pelo Ministério das Comunicações, para a concessão de um canal de Radiodifusão Educativo. Se tornando uma rádio educativa, ela funcionaria com de 10kw de potência, um raio de alcance de 180Km e licença para financiamento, por meio de “apoio cultural” e livres das pressões legislativas. Sendo assim, começou a corrida para o processo da concessão da denominada “Rádio Educativa Salesiana Pe. Cícero”.

O sonho só se concretizou com a intercessão de Dom Bosco e a ajuda do Reitor Mor Dom Juan Edmundo Vecchi, que respondeu aos pedidos dos salesianos, dispondo do recurso inicial de R$ 56 mil reais, para os primeiros passos, que eram a elaboração do projeto de transmissão e do link de recepção, exigidos para a solicitação do canal, junto ao Ministério das Comunicações.

Mas, apenas em 2001, foi publicado no Diário Oficial da União, a concessão e outorga do canal rádio educativo para a Fundação Educativa Salesiana Pe. Cícero. A Lei estabeleceu um prazo de 6 meses, a contar da data de concessão, para a realização do projeto de aprovações de locais e montagem das instalações para os estúdios.

Finalmente, em 2004, com a celebração de uma missa solene, presidida pelo Inspetor Provincial dos Salesianos, Pe. João Carlos Ribeiro, foi inaugurada, oficialmente, a Rádio FM Educativa Salesiana Padre Cícero. Após a celebração,
que contou também com a participação de milhares de fiéis, o Pe. Luiz Sampaio, convidou os presentes para visitarem as modernas e funcionais instalações da emissora, na parte superior do Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

E assim, seguiram em uma procissão, para que todos pudessem ver de perto a emissora já operando, ao vivo, recebendo dezenas de telefonemas de ouvintes emocionados por estarem ouvindo a programação. Por anos, os estúdios funcionavam dentro do Santuário do Sagrado Coração de Jesus. Há um ano, a FM Padre Cícero está em novas instalações, localizada ainda na Rua Padre Cícero, em frente ao Colégio Salesiano São João Bosco

Written by: admin

Rate it

Previous post

noticias

VISITA AO IRAQUE | O PAPA NA TERRA DE ABRAÃO

“Esta é uma viagem emblemática e um dever para com uma terra martirizada há tantos anos”, disse o Papa Francisco, no início de sua viagem ao Iraque, nesta sexta-feira, 05 de março. Um país sofrido. Uma visita histórica. Nos últimos anos, o Iraque passou pela ditadura de Saddan Hussein, a guerra dos Estados Unidos e o terrorismo do Estado Islâmico. É a primeira vez que um Papa pisa a terra […]

todaymarço 10, 2021 5


0%


Site desenvolvido e hospedado por Padux Tecnologia.