Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
today23/12/2022
Os servidores públicos municipais de Juazeiro do Norte lotaram as galerias da Câmara de Vereadores, na sessão da última terça-feira, 20 de dezembro. Eles protestaram contra a proposta de reforma da previdência, enviada ao poder legislativo pelo prefeito Glêdson Bezerra (PODE). No bojo da matéria, está a sugestão de aumento na alíquota de contribuição previdenciária, além de ampliações no tempo de colaboração e na idade mínima para aposentadoria.
A proposta, que deu entrada na Casa do Povo no mês de agosto, contudo, ainda não foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Mesmo assim, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), Marcelo Alves, falou que a reforma da previdência, no formato enviado pelo prefeito Glêdson, compromete a vida dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria: “o governo está tentando, de fato, fazer uma reforma municipal, que visa o servidor trabalhar 40 anos para ter uma aposentadoria integral, por média, e isso vale para todos os servidores”. Marcelo sugeriu que os parlamentares não apreciassem a proposta antes que os servidores interpelem por mudanças no texto.
O vereador Capitão Vieira (PTB), que lidera a CCJ em virtude da licença-médica do vereador Beto Primo (PSDB), tentou tranquilizar a categoria, ao destacar a postura dos vereadores em relação à reforma. “Asseguro o que escuto dos vereadores, pois converso com todos: nenhum, aqui, é favorável a esta proposta, da forma como está”. Vieira também disse que propôs ao presidente da Câmara, vereador Darlan Lobo (PTB), bem como à vereadora Yanny Brena (PL), que assume o comando da Casa em janeiro de 2023, para que esperem o consenso entre o SISEMJUN e a prefeitura, antes que a reforma da previdência seja votada.
O líder do prefeito, Rafael Cearense (PODE), disse que a administração municipal está disposta a negociar as mudanças na matéria. “Se for possível, pode ser feito o diálogo. A mensagem que recebo é que a gestão está aberta para dialogar”.
Está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 22 de dezembro, às 14h30, uma nova mobilização dos servidores contra a reforma da previdência, em frente à sede da Câmara Municipal.
Leonardo Henrique
Written by: Radio
Publicar comentários (0)