noticias

Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte, recebe visita da relíquia de São Pio de Pietrelcina

today19/07/2024

Fundo

Na tarde da última quinta-feira, dia 18, o Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE, recebeu a visita de uma relíquia de primeiro grau de São Pio de Pietrelcina. A relíquia foi exposta durante a missa das 16h, em meio a programação da Romaria de 90 anos de vida eterna do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista. Após a celebração, houve um momento de pregação proferida pelo missionário Rogério Melo, coordenador do Movimento Nacional dos Filhos (as) Espirituais de São Padre Pio de Pietrelcina no Brasil.

Foto: Exposição da relíquia de São Pio de Pietrelcina, durante a celebração das 16h, na quinta-feira, 18 de julho. Imagem do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE.

O missionário Rogério Melo, explicou que: “O Movimento Nacional dos Filhos Espirituais de Padre Pio surgiu com o objetivo de levar esta devoção às pessoas que ainda não conheceram a sua vida, a sua história e, também, fortalecer a fé daquelas que já são devotas, aquelas pessoas que já são simpatizantes, aqueles filhos espirituais do Padre Pio”.

Foto: Exposição da relíquia de São Pio de Pietrelcina, na quinta-feira, 18 de julho. Imagem do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE.

A Relíquia apresentada, ex capillis, trata-se de cinco fios de cabelos do santo italiano, que vieram do Vicariato de Roma. Este símbolo de fé está sob os cuidados do Movimento, desde outubro de 2023, e tem sido utilizado em diversas peregrinações pelo Brasil. Segundo Rogério, a Diocese de Crato-CE é a oitava a receber a relíquia.

Foto: Exposição da relíquia de São Pio de Pietrelcina, na quinta-feira, 18 de julho. Imagem do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, em Juazeiro do Norte-CE.

A peregrinação na Diocese de Crato-CE acontece até o próximo domingo, dia 21. Entre os locais que já receberam ou vão receber a exposição da relíquia estão: Cúria Diocesana e Santuário Eucarístico, em Crato-CE; Santuário do Sagrado Coração de Jesus e Santuário de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte; Hospital São Vicente e Capela do Caldas, em Barbalha.

Sobre o padre Pio

São Pio nasceu na segunda metade do século XIX, a 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, Itália. A criança foi batizada com o nome de Francesco Forgione e cresceu no seio de uma família de camponeses. Entrou para o Noviciado dos Frades Menores Capuchinhos, aos 16 anos, em Marcone, comuna Italiana, adotando o nome de Frei Pio. Foi ordenado sacerdote no ano de 1910. Padre Pio tinha um profundo amor por sua vocação e pela fé católica. Foi um sacerdote responsável pela direção espiritual de muitos fiéis, através dos sacramentos especialmente, da Celebração Eucarística, além do diálogo, da presença amiga e de ações de caridade.  Padre Pio faleceu em 23 de setembro de 1968, mas em sua vida, também sofreu com humildade e serenidade as dores do crucificado, este santo recebeu os estigmas. A sua beatificação ocorreu em maio de 1999 e em junho de 2002, foi proclamado santo, há época, pelo Papa João Paulo II. Por ocasião de sua canonização, foi ressaltado este motivo: “A Igreja, ao inscrever o Beato Pio de Pietrelcina no Registo dos Santos, oferece aos fiéis uma imagem viva da bondade do Pai, imitador apaixonado de Jesus Crucificado e instrumento dócil do Espírito Santo ao serviço dos fiéis enfermos em corpo e espírito”. Informações biográficas divulgadas pela Canção Nova.

 

Por Francisco Mário

Setor de Comunicação e Marketing

CSC, Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, CE.  

Written by: Editor

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%