noticias

Rio São Francisco chega ao sertão do Ceará

today01/03/2022

Fundo

O trecho emergencial do Cinturão das águas foi inaugurado na última quarta-feira, 23. O projeto leva o nome do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Welington Landim. Camilo Santana destacou em sua fala a importância da obra para o Estado do Ceará: “Que essa água possa ser usada também para produzir, gerar empregos, gerar desenvolvimento”, acrescentou. Afirmou o Governador.

As águas sairão do Velho chico do leito natural até o Rio Salgado, chegará ao Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão. Logo após, a água é transferida para a Região Metropolitana de Fortaleza, beneficiando cerca 4,5 milhões de pessoas: “Nenhum país, nenhum estado, se desenvolve sem ter água”. Disse Camilo Santana durante inauguração.

Imagem/Reprodução: Governo do Estado do Ceará

A Vice-Governadora, Izolda Cela, também mostrou contentamento com a chegada das águas no Estado do Ceará e afirmou: ”Essa é uma história de muitas mãos, de muitas mentes, de muitos corações sertanejos. Era necessário ter pessoas que pudessem sentir na pele o que é a seca para mobilizar o compromisso dos recursos — sejam financeiros, sejam políticos — para isso acontecer”.

O Cinturão das águas ainda está em fase de teste, porém, as águas do Velho Chico já começaram a chegar no Sertão do Ceará. O projeto possui 145,3 km de percursos, e está dividido em 5 lotes, abarcando, túneis e sifões. Esse projeto irá beneficiar toda a região do Cariri e passará pelas regiões do Alto do Jaguaribe, Crato, Campos Sales e Salitre.

Imagem/Reprodução: Governo do Estado do Ceará

Roberta Lima

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%