noticias

Profissão Perpétua marca último dia do Reitor-mor em Juazeiro do Norte

today05/02/2024

Fundo

O domingo, 04 de fevereiro, foi marcado pelos últimos encontros do Cardeal e Reitor-mor Salesiano, Padre Ángel Fernández Artime, em Juazeiro do Norte/CE. Este, foi seu 6º dia de programação na Inspetoria Salesiana do Nordeste. Às 10h, no auditório do Colégio Salesiano São João Bosco, reuniu-se com Inspetores e Coordenadores da Família Salesiana. Em um momento marcado por apresentações, Dom Ángel reforçou a importância da declaração do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, como Salesiano Cooperador Póstumo, título concedido no sábado, 03 de fevereiro. Além disso, passou uma mensagem de incentivo, perseverança e agradecimentos aos membros da Família Salesiana que estavam presentes.

Às 17h, o Superior Geral da Congregação Salesiana foi ao encontro dos jovens. Membros da AJS de todo o Nordeste estavam presentes. Sentados, informalmente, ao redor do 10° Sucessor de Dom Bosco, a juventude salesiana teve oportunidade de perguntar ao Padre Ángel, sobre suas dúvidas e inquietações. De forma cautelosa, respondeu as indagações, acolhendo sempre com um abraço o jovem que o questionava. Em seguida, às 19h, o Cardeal presidiu a Celebração Eucarística e Profissão Perpétua dos Votos, na Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, na Obra Salesiana Horto do Padre Cícero, concelebrada pelo Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio Vieira e pelo pastor diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes.

O rito da profissão foi iniciado após a proclamação do Evangelho. Os professandos pediram para servir a Deus, por toda a vida, na Sociedade Salesiana. Em seguida, o Reitor-mor rezou pedindo a Deus Pai que concedesse a graça de alcançar esta especial aliança com Cristo. Durante sua homilia, Padre Ángel Fernández Artime refletiu sobre o tempo que os cristãos tiram para a sua fé e para ajuda ao próximo. “Penso que depois da celebração bonita que estamos vivendo, temos que voltar para casa com o coração enchido de querer viver como discípulos do Senhor Jesus”, exclamou Superior Geral. Ao finalizar sua homilia, Dom Ángel seguiu com o rito da profissão religiosa perpétua, através das perguntas de compromisso, onde os candidatos responderam com firmeza o seu ‘sim’. Logo após, Gabriel Ferreira, Pedro Xavier e Wellington Martins prostraram-se, enquanto era entoada a ladainha. Depois receberam as velas e leram a fórmula da profissão, assinaram a ata e foram acolhidos pelos Salesianos Perpétuos presentes.

Ao final da Santa Missa e Profissão Perpétua dos Votos, Wellington Martins afirmou que agora “somos Salesianos de Dom Bosco para sempre. Isso não quer dizer que a caminhada terminou, muito pelo contrário, agora nosso sim diário tem uma motivação, ainda maior, diante aquilo que prometemos aqui, perante a igreja e o povo de Deus, aqui reunidos”, declarou o Salesiano de Dom Bosco.

Thaís Cândido

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%