Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
A Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2023 chegou ao final na última quinta-feira, 02 de fevereiro, em Juazeiro do Norte/CE. Após 10 dias de festejos, uma grande procissão tomou as ruas da cidade, com cantos de benditos e orações à Mãe das Candeias.
Com a parte interna e externa lotada pelos fiéis, foi na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, às 9h, que aconteceu a Missa Solene de Nossa Senhora das Candeias, presidida pelo Cardeal Dom Paulo Cezar, arcebispo da Diocese de Brasília. “Para mim é um momento de profunda emoção, me encontrar com os romeiros, com a alegria da fé do nosso amado povo”, afirmou o Cardeal sobre sua participação na Romaria de Candeias. Dom Paulo se referiu ainda ao processo de Beatificação do Servo de Deus, Padre Cícero. “É um momento muito bonito na fé do nosso povo. Aquilo que eles já acreditavam, na santidade do Padre Cícero, a igreja aos poucos está reconhecendo, quando ela o torna Servo de Deus”, declarou o pastor.
Na celebração eucarística estavam presentes diversos sacerdotes, bispos, religiosos(as) e seminaristas. O Padre Inácio Vieira, Inspetor Salesiano do Nordeste concelebrou a missa e falou da presença Salesiana neste momento. “Somos muitos irmãos salesianos, como sempre, para ajudar no atendimento do Povo de Deus, nas confissões nesta grande romaria. A romaria é uma expressão maravilhosa que congrega a todos nós”, declarou o Inspetor. O reitor e pároco da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, expressou sua gratidão, após os 10 dias de festa. “Estamos felizes. Tenho dito que embora cansados fisicamente, estamos restaurados espiritualmente e pastoralmente por ver a emoção e alegria dos romeiros em participarem desta romaria”, exclamou o reitor.
Após a celebração eucarística das 9h, o povo romeiro esperou para o momento da Bênção do Chapéu e Despedida dos Romeiros. Sempre carregado de emoção, foram entoados os tradicionais benditos, louvores e orações à Nossa Senhora e ao Padinho Cícero. Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo da Diocese de Crato, falou aos romeiros sobre o canto de fé, mesmo nos momentos mais difíceis. “Quantas vezes ficou escuro na sua vida e por causa da sua fé, você cantou. Quantas vezes você cantou e as lágrimas desciam do seu rosto, por conta da sua fé, da confiança em Deus. Portanto, quando o nosso coração estiver triste, tire o chapéu, olhe para o alto, erga uma prece a Deus e a luz, que é Jesus Cristo, vai iluminar o vosso coração”, declarou Dom Magnus.
O Padre Cícero José informou sobre os romeiros que vieram ao Juazeiro e fizeram o registro na Sala de Informações ao Romeiro, local onde contabilizam a quantidade de pessoas que vieram na romaria. “Nós sabemos que apenas 10 por cento dos fretantes e motoristas passam pela sala de informações aos romeiros”, informou o sacerdote. Ao todo, foram registrados 31.433 romeiros. Os Estados que mais registraram foram Rio Grande do Norte (5.216), Pernambuco (8.895) e Alagoas (10.547).
Ao entardecer, às 17h, a concentração foi na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para a Santa Missa, Bênção das Velas e Procissão. Os romeiros(as) e fiéis aguardavam ansiosos a chegada do carro-andor da Mãe das Candeias. Por volta das 19h, iniciou-se a procissão, que tomou as principais ruas de Juazeiro, com velas, luzes e candeeiros.
Aos cantos de benditos como Nossa Senhora me Chama, os peregrinos foram em procissão até a Praça do Romeiro, no largo da Casa da Mãe das Dores, onde receberam a Bênção do Santíssimo Sacramento e apreciaram o show pirotécnico, que encerrou a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias 2023 e o Ciclo de Romarias (2022-2023), na Capital da Fé.
Thaís Cândido
Written by: Radio
Publicar comentários (0)