noticias

Pilar do Pão conclui Assembleia Diocesana

today09/08/2022

Fundo

No último domingo (07), encerrou-se no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, no bairro Granjeiro, em Crato/CE, a Assembleia Diocesana do Pilar do Pão. O encontro, iniciado na noite da sexta-Feira (05), foi o primeiro depois de 10 anos e reuniu 42 coordenadores de liturgia das paróquias da Diocese de Crato.

Na manhã do sábado (06), os participantes ouviram uma explanação sobre Pastoral Litúrgica e Equipes de Celebração. O momento foi assessorado pela especialista em liturgia católica, Adeleni Milfont. “Qualquer pastoral tem origem no Bom-Pastor: Jesus Cristo”, explicou. “A pastoral litúrgica é aquela que planeja, pensa e organiza a longo prazo as nossas celebrações para que estas sejam revestidas de toda a dignidade que a liturgia pede; já as equipes de celebração são aquelas que servem de forma direta na execução daquilo que foi planejado para cada celebração”, explicou o coordenador diocesano do Pilar do Pão, o Pe. Leonys dos Anjos.

Pastoral Litúrgica não é uma pauta nova na vida da Igreja. O serviço é fruto do Concílio Vaticano II, concluído em 1965. Por conta de uma reforma na liturgia que já estava acontecendo antes mesmo desse concílio, o primeiro documento do Vaticano II a ser lançado tratou especificamente desta realidade. Foi a Sacrossantum Concillium que esclareceu que o Povo de Deus deve participar da Celebração de forma ativa, plena, consciente e frutuosa. “Isso é um desafio, é preciso ter coragem. Dá trabalho? Dá! Por isso que a Pastoral Litúrgica não sai do canto, porque ninguém quer sair da sua área de conforto, mas para Deus nós precisamos sair sim!”, exclamou Adeleni.

Um dos encaminhamentos que saíram do encontro foi a reestruturação do Pilar do Pão na Diocese. A meta é que cada forania possua um coordenador para articular a caminhada litúrgica das paróquias. Na forania 1, composta pelo município de Crato e na Forania 2, formada por Juazeiro do Norte, Barbalha e Cariaçu, já existe essa coordenação. No entanto, nas Foranias 3, 4 e 5, regiões mais distantes da sede diocesana, ainda não há coordenador.  “A assembleia não acontecia há um bom tempo, se tivermos os coordenadores forâneos mais próximos de nós, consequentemente, estaremos mais perto das paróquias”, afirmou o Pe. Leonys.

A manhã do domingo (07), teve início com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes. “A Diocese de Crato já tem toda uma caminhada histórica e própria, isso quando falamos das romarias e da devoção popular. Mas a liturgia da Igreja sempre está em um inculturação, fazendo com que o homem eleve o seu coração a Deus”, enfatizou o bispo. Durante a celebração que presidiu, Dom Magnus também fez um apelo aos participantes para que a missão com a liturgia seja sempre traçada pelo caminho do amor e nunca pelo autoritarismo.

Atualmente, a Diocese de Crato possui 57 paróquias e 3 áreas pastorais, existentes em 32 cidades do Sul Cearense. Jamilles de Freitas é coordenadora de Liturgia na Paróquia de Santo Antonio, em Jardim. “A nossa expectativa é que realmente consigamos dar continuidade aos nossos trabalhos de liturgia, nós já temos uma pastoral em nossa paróquia, que está começando a andar. Depois desse encontro, o objetivo é melhorá-la”, afirmou a coordenadora.

A organização do calendário diocesano do Pilar do Pão, que inclui formações, visitas às paróquias e outros encontros, foi estruturado no dia do encerramento. Organizado por foranias, o material contém as programações do Pilar do Pão para o segundo semestre deste ano e do primeiro semestre de 2023.

Denilson Rodrigues

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%