noticias

Paróquia Sagrado Coração de Jesus acolhe Missão Benigna

today19/07/2022

Fundo

Acolhidos com fervor pelo povo de Deus, o quadro e a relíquia da heroína da castidade chegaram, na última segunda-feira, 18 de junho, à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dos Salesianos, em Juazeiro do Norte-CE. Intitulada como Missão Benigna, a peregrinação pretende percorrer todas as paróquias da Diocese de Crato, divulgando a história e as virtudes da jovem mártir.

Ao som do hino “Heroína da Castidade”, entoado pela assembleia, o quadro de Benigna Cardoso e um livro que lhe pertenceu em vida entraram no interior do Santuário Sagrado Coração de Jesus, durante a missa das 6h. Ao longo do dia, a comunidade paroquial promoveu momentos oracionais diante do quadro e da relíquia, que ficaram expostos ao lado do presbitério, para a veneração.

Imagem: Denilson Rodrigues

Por conta da proximidade com o aniversário de 88 anos do falecimento do Padre Cícero Romão Batista, o Santuário também foi agraciado com a presença de romeiros que, ao longo desta semana, visitam o município. “Alguns que não conheciam a história de Benigna, estão conhecendo agora, nessa troca de experiências que estamos tendo. Eles estão se sentindo muito alegres em participarem conosco desse momento”, afirmou a coordenadora de liturgia da paróquia, Lúcia Alves.

Sebastiana Tavares é romeira do Estado de Alagoas e está em sua 42ª romaria a Juazeiro. Neste dia, ela ouviu pela primeira vez a história de Benigna. “Para mim é uma benção de Deus, uma menina de 13 anos tornar-se santa, a fé dela foi  uma graça, foi o espírito santo que iluminou a mente dela para ela não cair naquele mal”, declarou. Com piedade, Sebastiana e outras romeiras de seu grupo, rezaram o terço, por aquela que se tornará a primeira beata da história do Ceará.

Imagem: Denilson Rodrigues

“Cada paróquia acolhe de acordo com as suas características a visita, mas uma que é de todas é sempre uma acolhida muito fervorosa e de uma alegre expectativa pelo dia da beatificação”, disse o coordenador da comissão missionária, o Padre Paulo Evangelista, que tem conduzido as peregrinações na Diocese. Ao ser indagado sobre a forma como o romeiro do Pe. Cicero enxerga a figura de Benigna, o sacerdote enfatizou que “o romeiro sabe o lugar de cada um, ele sabe que o lugar do Pe. Cícero não pode ser ocupado por ninguém, mas ele também é capaz de reconhecer a santidade de Deus na vida dessa criança, o coração do romeiro é muito grande e com certeza cabe todos os santos ali dentro”.

Ao cair da tarde, a comunidade salesiana celebrou a santa missa, que foi presidida pelo Padre Alfredo Boldori (SDB). Antes do término da Eucaristia, eles escutaram sobre a história de Benigna e conheceram mais sobre o significado das relíquias. Após a celebração, o quadro e o livro foram conduzidos à Capela Santa Terezinha, integrante da paróquia. Na ocasião, os moradores do bairro Santo Antônio também participaram de um momento de catequese sobre a vida da jovem. A presidência da missa de encerramento foi do Padre Paulo Evangelista.

Imagem: Denilson Rodrigues

Concluindo a visita na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, foram distribuídas para os fiéis, relíquias de 3º grau, confeccionadas a partir de fragmentos dos tecidos de roupas que no passado pertenceram à Benigna. O próximo destino da Missão é a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro São Miguel.

Denilson Rodrigues

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%