noticias

Obras Salesianas de Juazeiro do Norte celebram a tradicional Romaria de Nossa Senhora das Dores

today14/09/2024

Fundo

A Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, Ceará, deu início na última terça-feira, 10 de setembro, a programação da tradicional Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. Este ano, o ciclo de romarias tem como tema “Servo de Deus Pe. Cícero Romão, o missionário do Sertão”. O lema escolhido pelas Obras Salesianas foi: “Entrego-me nas mãos de Nossa Senhora das Dores, que ela me governe e me dirija”, em referência a uma frase do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, grande propagador da devoção à padroeira da cidade.

Cartaz da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores 2024. Obra Salesiana de Juazeiro do
Norte-CE.

A programação da Romaria se estende até o dia 15 de setembro e inclui diversas atividades religiosas e culturais. O Padre Raimundo Nonato, diretor da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, ressaltou a perspectiva da acolhida aos romeiros. “A Obra Salesiana oferece momentos de oração, celebrações eucarísticas, confissões e atividades culturais. Convidamos todos a vivenciar esse momento tão forte e bonito de fé, trazendo seus amigos e familiares para celebrar conosco”, disse o padre, que também abençoou os romeiros, desejando-lhes boas-vindas à cidade.

Movimentação de romeiros na Colina do Horto, em Juazeiro do Norte-CE, na manhã desta
quinta-feira, 12.

Para esta Romaria, as principais atividades promovidas pelos salesianos de Juazeiro do Norte ocorrem em diversos espaços, como o Horto do Padre Cícero, principal ponto turístico e centro de romarias na cidade; a Casa Museu Padre Cícero, local onde o Servo de Deus fez sua Páscoa; e o Santuário Sagrado Coração de Jesus, conhecido como Igreja dos Salesianos. Todos esses locais foram preparados para bem receber os romeiros e visitantes durante o período da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores. Para os romeiros, não há como negar a emoção de estar em Juazeiro. Maria da Conceição, uma devota da Mãe das Dores e do Padre Cícero Romão, afirmou: “A romaria está linda, maravilhosa. Venho a Juazeiro todos os anos e, com a permissão de Deus, de Padre Cícero e de Nossa Senhora das Dores, continuarei vindo por muitos anos”.

Movimento de romeiros no Museu Cívico e Religioso Casa do Padre Cícero, na manhã desta
quinta-feira, 12.

Givanílson, outro romeiro, contou que começou a participar das romarias em 1978, quando tinha apenas 9 anos, seguindo os passos de seus pais, que também eram devotos. “Naquela época, viajávamos de pau de arara. Após o falecimento do meu pai, há 26 anos, continuei vindo. Já cheguei a vir até três vezes em um mesmo ano”, relembra. Ele também afirma ter alcançado graças pela intercessão de Padre Cícero e que a cidade tem um significado especial para ele: “Quando estou em Juazeiro, não sinto vontade de voltar para a minha cidade”, disse o romeiro.

A expectativa para a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores deste ano é que Juazeiro do Norte receba aproximadamente 350 mil romeiros, reforçando que o município é um dos principais polos de romarias no Brasil.

Setor de Comunicação da Obra Salesiana de Juazeiro do Norte-CE

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%