Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
today15/03/2025
Segundo dados do Ministério Público, o número de pessoas afastadas do trabalho por causa de problemas de saúde mental mais que dobrou nos últimos 10 anos. Em 2014, foram afastados cerca de 203 mil brasileiros, em comparação com o ano passado, que teve o número recorde de mais de 440 mil casos.
Fazem parte do grupo de desordens psicológicas que causam afastamento a depressão, ansiedade, Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), Transtorno Bipolar, Transtornos Alimentares, esquizofrenia e Transtornos de Personalidade. Para tratá-los, é necessário buscar apoio médico e psicológico adequados. O uso de medicamentos controlados pode ser um aliado, caso seja recomendado.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU), esclarece os pontos de apoio disponibilizados pela Prefeitura.
O município conta com três Centros de Atenção Psicossocial:
– CAPS AD III
– CAPS III
– CAPSi
Como funcionam os Centros?
Todos os CAPS funcionam no modelo “porta aberta”, exceto o CAPSi. Devido à grande demanda, é realizada uma triagem para melhorar o fluxo de atendimento às crianças e adolescentes.
Dentro dos CAPS, os pacientes participam de diversas atividades, como oficinas terapêuticas e outras ações, que contribuem para o tratamento e/ou processo de reabilitação. Em todos os CAPS, contam com uma equipe multiprofissional.
Os CAPS AD III (Álcool e Outras Drogas) e o CAPS III possuem o número “III” porque, além do tratamento, também oferecem a possibilidade de acolhimento temporário (anteriormente, falava-se em internamento, mas esse termo deixou de ser utilizado). Nesse modelo, o paciente pode ser acolhido na unidade de saúde por 14 dias.
O acolhimento consiste na estadia temporária do paciente na unidade, onde ele recebe alimentação, dorme, realiza suas atividades higiênicas, além do acompanhamento da equipe multidisciplinar.
Endereços:
– CAPS III: Rua Raimundo Machado da Silva, nº 236, no bairro Santa Tereza.
– CAPS AD: Rua Antônio Freitas, nº 118, no bairro Tiradentes.
– CAPSi: Rua Odete Matos de Alencar, nº 894, bairro Lagoa Seca.
O CAPS AD oferece tratamento por meio do acolhimento, da arte e da cultura.
Sobre a entrada no CAPS, o ideal é que o paciente busque primeiro o atendimento na principal porta de entrada do SUS, que são as UBS. Depois que ele passa pela equipe da UBS, se for detectada alguma necessidade, ele é encaminhado para uma consulta com um especialista, no SAME, e se for criança no Maria Amélia. As consultas são agendadas no próprio posto.
Além dos CAPS, as unidades hospitalares também possuem leitos específicos para casos de saúde mental. O Hospital Maria Amélia, por exemplo, possui 5 leitos específicos para esses casos.
Durante todo ano, são realizadas diversas ações em parceria com a Sedest, no centro POP, nas cozinhas comunitárias, levando informação sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Laise Cosmo
Written by: Radio
Publicar comentários (0)