noticias

Juazeiro do Norte se prepara para 43º Semana Padre Cícero

today15/03/2025

Fundo
Imagem/Reprodução: Prefeitura de Juazeiro do Norte

Entre os dias 20 a 24 de Março, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte realizará a 43º Semana Padre Cícero. Os festejos ocorrerão no Largo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e celebrará os 181 anos do Servo de Deus. 

Um dos pontos altos da programação são os dias 23 e 24 de março que contarão com a Santa Missa, o concurso do bolo (que volta a programação do evento), o canto dos parabéns e o corte do bolo, a Procissão das Flores e a Renovação ao Sagrado Coração de Jesus. A programação ainda conta com a Meia Maratona Padre Cìcero e apresentações musicais, com destaque para o nome de Thiago Brado que atualmente é um dos principais cantores do gênero gospel brasileiro. Sobre a programação do evento o Secretário de Turismo e Romaria, da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Renato Williams, declarou que “ a programação vai desde a área científica com estudos, até uma programação cultural”.

Biografia do Padre Cícero

O Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista, nasceu no dia 24 de março de 1844, na cidade do Crato – CE. Em 1871 o Padre foi convidado para celebrar uma missa em Juazeiro, até então um pequeno povoado da cidade do Crato. Durante a sua estadia o Sacerdote teve um sonho onde viu inúmeras pessoas ao redor de Jesus e dos doze apóstolos, durante a última ceia e diante da cena o Padre Cícero escutou de Cristo “é tu, Cícero, toma conta desse povo!”. Em 1872 ele se muda para o povoado se tornando o Capelão da Capela de Nossa Senhora das Dores. 

A vida sacerdotal do patriarca do sertão mudou radicalmente em março de 1889, no momento da comunhão de uma missa celebrada pelo padre, a hóstia teria se tornado sangue na boca da Beata Maria de Araújo. O milagre seguiu ocorrendo em outras missas, até que o reitor do Seminário de Crato anunciou para os fieis que a hóstia tinha sido tingida pelo sangue do próprio Cristo. 

Enquanto líder político, Padre Cícero se aliou a outros líderes da política local  e defendeu a emancipação do Juazeiro. Em 1911, a emancipação de Juazeiro foi reconhecida politicamente, e a cidade se desligou do Crato. Em seguida, ele foi eleito o primeiro prefeito da cidade. O Padim faleceu em 20 de Julho de 1934, após passar os seus últimos anos sofrendo com catarata, nefrite e problemas intestinais. 

Por: Gustavo Gonçalves 

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%