noticias

Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores foi encerrada com grande procissão em Juazeiro do Norte

today17/09/2022

Fundo

Após dois anos sem a presença massiva dos fiéis, devido a Pandemia de Coronavírus, a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, contou com milhares de fiéis romeiros, na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Os festejos iniciaram no dia 27 de agosto e encerram dia 15 de setembro, com a procissão percorrendo as principais ruas da cidade.

Às 9h, na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, aconteceu a Missa Solene, presidida pelo Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes. Com a Casa da Mãe das Dores cheia dos romeiros, durante sua homilia, o pastor diocesano enfatizou “estamos aqui felizes e jubilosos, porque depois de dois anos de caminhada, de impossibilidade da pandemia, estamos presencialmente celebrando a Festa da Mãe das Dores”, relatou Dom Magnus. Ao final da celebração, todos se voltaram à imagem de Nossa Senhora das Dores, vinda da França, em 1887, e cantaram a consagração, ensinada pelo Padre Cícero Romão Batista.

Com o final da celebração, os romeiros continuaram na Casa da Mãe das Dores, à espera da Despedida do Romeiro e Bênção do Chapéu, momento tradicional, que acontece às 12h, onde são cantados os benditos, rezadas orações, dada a bênção aos chapéus e divulgados os números e romeiros que vieram ao Juazeiro e fizeram o cadastro. O Estado que registrou a maior quantidade de cadastrados, foi Alagoas, com 9.280 fiéis. Emocionados, comunidade sacerdotal e devotos entoaram cantos, como a Ave Maria Sertaneja, trazendo lágrimas aos olhos de quem vivia aquele momento.

Encaminhando-se para a finalização da Festa e Romaria, aconteceu a celebração eucarística às 15h e, em seguida, a procissão de encerramento de uma das maiores romarias da Capital da Fé. Maria, aos pés da cruz, foi seguida por uma multidão de romeiros, fiéis, devotos e curiosos que esperavam ansiosamente o retorno dessa procissão, que percorreu as principais ruas do município, entre cânticos e orações.

Ao final da procissão, todos se concentraram no largo da Basílica Santuário para a bênção do Santíssimo Sacramento e show pirotécnico. O Padre Cícero José, pároco e reitor da Casa da Mãe das Dores, fez seu agradecimento. “Até aqui nos ajudou o Senhor. Limitados pelas condições impostas pela pandemia do Coronavírus, a Basílica Santuário celebrou neste ano de 2022, as festividades do quinzenário da paróquia e da nossa padroeira”, iniciou o reitor. Em seu agradecimento, Padre Cícero José lembrou também da abertura do processo de beatificação do Padre Cícero Romão Batista e agradeceu a todos e todas que fizeram presença na organização desta romaria.

O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Inácio Vieira, esteve presente de 13 a 15 de setembro, na festa da padroeira de Juazeiro e comentou da emoção desta romaria. “Foi dada uma ênfase, que penso que possa ser a chave de leitura da romaria deste ano, a romaria da gratidão, foi dito muito isso. É uma experiência única. Os olhares voltados à imagem de Nossa Senhora e você vê que é muita gratidão, muitos pedidos, vidas nos gestos e nas palavras do povo romeiro”, exaltou o Inspetor Salesiano.

Thaís Cândido

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%