noticias

Empreendedorismo e organização financeira em meio a crise econômica

today17/02/2022

Fundo

A crise gerada pela pandemia de Coronavírus fez o mercado nacional e internacional entrar em uma crise econômica que pode perdurar por anos. O isolamento social foi fundamental para conter a propagação do vírus, porém, sem a devida responsabilização e apoio dos Estados, em auxiliar a população com insumos básicos de alimentação, houve o agravamento da crise.

O fechamento do comércio e o aumento do desemprego foram fatores que influenciaram no agravamento da crise econômica. Essa instabilidade financeira afetou diretamente a vida da população brasileira. Segundo relatório trimestral do Banco Central, as condições financeiras se tornaram desafiadoras para as economias vigentes.

Contudo, segundo o educador financeiro Cleriston Oliveira, mesmo diante desse cenário alarmante, é possível minimizar os efeitos da pandemia através da educação financeira seguindo alguns passos.

“ Elabore um orçamento mensal doméstico apontando suas receitas e todas as suas despesas (durante o mesmo todo você deverá anotar tudo o que gastar e receber). O seu salário poderá render mais se você ganhar mais do que gasta e também se você conseguir investir parte dele em ativos que lhe poderão gerar renda (ex: imóveis para locação). Para você se sentir segura na hora de investir seu dinheiro, o primeiro passo será você investir em conhecimento. Ao começar a entender o básico das opções de investimentos, poderá começar a investir de acordo com suas metas e momento de vida. Em caso de dificuldades, pode-se contratar profissionais especializados que poderão lhe orientar. Atualmente costumo citar a renda fixa como os produtos com menores riscos de perda, pois, alguns produtos possuem garantias como do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) ou até mesmo do Tesouro Nacional (Títulos do tesouro) ”.

Sabrina Silva, 22 anos, microempresária do ramo de depilação feminina, explicou como surgiu a ideia de abrir uma empresa durante a pandemia e quais foram suas maiores dificuldades.

“Foi na pandemia que eu abri minha microempresa, então, quando começou a crise que todo mundo ficou desempregado, inclusive eu, fiquei sem saber de onde tirar uma renda. Então, tive a iniciativa de abrir meu próprio negócio de depilação, pois, seria um negócio que teria retorno financeiro todos os meses. E, após buscar aprender como funciona a educação financeira, planejamento e os cuidados que devo tomar, o que tenho que comprar, aonde tenho que economizar, ficou mais fácil cuidar do meu negócio”, disse a empresária.

Roberta Lima

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%