noticias

Em Aurora, rito de dedicação da igreja e do altar abre o jubileu dos 130 anos da paróquia

today29/06/2022 31 1

Fundo
share close
Spread the love

Em preparação ao aniversário de 130 anos do aniversário de fundação, a Paróquia Senhor Menino Deus, em Aurora-CE, celebrou nessa segunda-feira, 27 de junho, a Missa de Dedicação da Igreja e do Altar. A solenidade foi presidida pelo Bispo Diocesano de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMcap, e concelebrada pelo pároco, Padre Cícero Alencar e outros sacerdotes.

O ritual de dedicação é realizado pelos católicos desde o século IV. Ele não simboliza diretamente uma inauguração, pois pode ser celebrado em locais onde já se celebra o culto divino. É o caso da Paróquia Senhor Menino Deus, que “não é nova, mas ao longo dos últimos 129 anos, passou por muitas reformas”, afirma o seminarista Humberto Junior.

 

Foto/reprodução: Diocese de Crato

A reforma mais recente durou cerca de 3 anos, na qual foi feita a reconstrução das colunas e dos arcos, assim como a construção de cinco novos altares e do altar-mor da Eucaristia. “Os padres, com apoio dos coordenadores de movimentos e pastorais tomamos a decisão de, ao concluir a reforma da Igreja Matriz, realizar o rito de dedicação”, explica o pároco, Pe. Cicero Alencar.

“O edifício sagrado é o sinal visível da presença de Deus, aqui é um lugar privilegiado, pois é o lugar do encontro com Deus, onde se realiza e se faz visível a comunidade cristã. Aqui a Igreja Católica somos nós, celebrando os sacramentos, ouvindo e acolhendo no coração, a palavra de Deus”, disse Dom Magnus durante a homilia da solenidade. As palavras do Bispo vão de encontro ao que a teologia da Igreja ensina, como reza a oração litânica, contida no rito  de dedicação, “Deus Pai todo-poderoso, faz do coração dos fiéis templos espirituais”.

Uma celebração repleta de gestos. O Bispo derramou sobre o altar o óleo do Crisma, ungindo a superfície e os quatro cantos da mesa. As paredes da Igreja matriz também foram ungidas por Dom Magnus, auxiliado pelos padres. Após a unção, sobre o altar foi colocado um fogareiro para a queima do incenso. O rito se encerrou com o revestimento do altar. Sob as mãos das Irmãs Piamartinas, o altar foi limpo e ornado com toalha branca, flores, iluminado com sete velas.

Denilson Rodrigues

Written by: Radio

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%