Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação foi realizado em todo o Brasil, no último sábado, 15 de abril. O objetivo era ampliar a cobertura vacinal contra a Covid 19 e gripe. Em Crato, mais de 4 mil pessoas receberam imunizantes, sendo 3.101 pessoas vacinadas contra a gripe e 905 receberam a vacina bivalente, contra a Covid. Foram vacinados idosos acima dos 60 anos, profissionais da saúde e também outros grupos prioritários.
Como a imunização no Ceará foi antecipada, a população ganhou um dia a mais para se vacinar. O momento contou com reforço das unidades do Vapt-Vupt, em todo o Estado. A Secretaria da Saúde do Ceará tem reforçado que para evitar pegar ou transmitir gripe ou Covid, além da vacinação, é necessário manter alguns hábitos, como a higienização das mãos com frequência, sobretudo antes de se alimentar, e também após tossir ou espirrar. Também é importante que se evite tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca. Caso os sintomas persistam por mais de uma semana, é preciso ir ao médico.
Vice-governadora do Ceará, Jade Romero, acompanhou o Dia D de Vacinação, e reforçou a importância dos grupos prioritários se vacinarem. “Se podemos hoje, estar aqui reunidos, todos nós devemos muito a ciência e a vacina. Podemos dizer que somos sobreviventes de uma pandemia e temos que dá graças a vacina, a ciência. É muito importante podemos falar de como as vacinas salvam vidas, de como podemos ampliar essa cobertura vacinal e dizer do esforço, de uma meta, de vacinar mais de 3 milhões de cearenses”, declarou Jade Romero.
A vacina bivalente é de importância porque previne contra a variante Ômicron, da Covid, e contra as suas sub variantes. Já a da gripe, previne contra os quatro tipos de Vírus da Influenza: A, B, C e D. Sendo os dois primeiros mais propícios a provocar epidemias em ciclos anuais. O tipo C, costumeiramente provoca alguns casos mais leves. Já o D não é conhecido por infectar ou causar doenças em humanos. A segurança de ambas as vacinas foi reforçada pela Secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho. A titular da SESA também alertou sobre a baixa cobertura vacinal no Estado. “A cobertura vacinal está muito baixa, tanto para Influenza, como o reforço para Covid e precisamos criar formas alternativas para a população, horários diferenciados para que as pessoas possam vir se vacinar”, declarou a Secretária.
Segundo o ministério da saúde, mais de 81 milhões de pessoas em todo o país fazem parte do público alvo. A meta é atingir pelo menos 90% dessas pessoas. Ainda segundo a pasta, a vacina anual contra influenza permite ao longo do ano a minimização da carga viral. Com isso, é possível prevenir o surgimento de complicações, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários. A boa cobertura vacinal colabora também com a redução da sobrecarga dos serviços de saúde.
Denilson Rodrigues
Revisado por Thaís Cândido
Written by: Radio
Publicar comentários (0)