noticias

Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte volta a realizar testes de leishmaniose

today21/02/2022 16

Fundo
share close
Spread the love

Após quase três meses sem testes para detectar leishmaniose canina, a Coordenação de Endemias, responsáveis pelos procedimentos, afirmou neste domingo, 21, que o Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte já retornou com os testes rápidos e o exame sanguíneo, Elisa, que detectam a doença.

Leishmaniose é uma doença infecciosa, porém, não contagiosa, causada por um protozoário do gênero, leishmânia. Sua transmissão se dá através da picada do mosquito-palha. Ao ser picado, o animal pode apresentar a doença de duas formas: leishmaniose tegumentar, que ataca a pele e as mucosas, e leishmaniose visceral, conhecida popularmente como calazar, que atinge os órgãos internos do animal. A doença também pode ser manifestada em seres humanos e é considerada uma zoonose.

Segundos dados da Secretaria de Saúde do Ceará — Sesa, de 2007 a agosto de 2020, foram registrados 9,224 casos de leishmaniose cutânea, sendo que a média varia de 659 ocorrências por ano. A leishmaniose na forma visceral foi confirmada em 5,912 pessoas, a média é de 422 casos por ano

Reprodução Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
Reprodução Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

Para que os tutores dos animais consigam realizar os procedimentos no Centro de Zoonoses de Juazeiro do Norte, é necessário agendar por telefone. Segundo as normas da coordenação de endemias, os testes serão feitos somente após a consulta com o médico veterinário disponível no local. O responsável pelo animal também deve apresentar comprovante de endereço e ser maior de 18 anos. Após a realização do exame, o tutor deve aguardar o prazo do resultado estipulado pela equipe de endemias. O exame de rotina do animal é importante não apenas para confirmação dos casos, mas também, para fornecer informações concretas sobre o tipo de protozoário que circula na região. Os procedimentos serão realizados no Centro de Zoonoses da cidade e podem ser agendados pelo telefone (88) 3199 – 0450.

Roberta Lima

Written by: Radio

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%