Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
today03/09/2022
Como de costume, a organização do Censo Demográfico é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. O censo de 2022 teve início no dia 1º de agosto e deve se estender até novembro deste ano. No Estado do Ceará, foram treinados 7.348 recenseadores para a realização do trabalho.
Membro da agência do IBGE de Juazeiro do Norte, Ricardo Alexandre, fala do objetivo do censo. “O principal objetivo do Censo Demográfico, é conhecer, em detalhe, como vive o povo brasileiro, para traçar um retrato atualizado e comprometido coma realidade do país. Por ser a única pesquisa que vai a todos os domicílios, o censo contribui para a implementação de políticas públicas pelo governo”, afirmou Ricardo, que ainda destacou que a pesquisa traz informações sobre saúde, educação, emprego, moradia, entre outros. O IGBE precisa possuir um retrato real dos problemas que o Brasil enfrenta, para que os governantes sejam cobrados, desenvolvendo políticas públicas.
De acordo com apontamento do IBGE, os entrevistadores sempre serão identificados pelo crachá, com nome e matrícula. A identidade desses profissionais também pode ser verificada por meio da central de atendimento do IBGE. Ricardo Alexandre também fala de que forma se pode colaborar para este momento tão importante para o país. “Respondendo ao IBGE, com informações verídicas. Essas informações têm sigilo garantido por lei e não são individualizadas, nem repassadas. Os dados retratam uma coletividade ou um território, de maneira que não é possível saber as respostas de cada um”, ressaltou.
A pesquisa do Censo Demográfica seria realizada em 2020, mas por conta da pandemia de Coronavírus, não aconteceu. O censo é realizado a cada 10 anos. A coleta das informações do censo ocorre presencialmente, em cada domicílio. Apenas uma pessoa por residência pode responder às perguntas dos recenseadores. Qualquer morador(a) acima de 12 anos pode responder. O entrevistador(a) pede dados da pessoa que prestar as informações, como CPF, nome completo, telefone e e-mail. Até o mês de novembro, todos os 5.570 municípios brasileiros devem passar pelo Censo Demográfico.
Texto: Denilson Rodrigues
Revisão: Thaís Cândido
Written by: Radio
Publicar comentários (0)