noticias

Caminhão Pau de Arara é reconhecido como Manifestação Cultural

today03/08/2023

Fundo
Foto: Ricardo Stuckert

A sanção da Lei 3643/2015, de autoria do deputado federal José Guimarães, foi assinada na última terça-feira, dia 1º de agosto, em Brasília/DF, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A lei declara que o caminhão Pau de Arara, usado nas romarias religiosas, agora é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Estiveram presentes no momento autoridades civis e religiosas.

Os caminhões Paus de Arara eram utilizados pelos romeiros, nas romarias em Juazeiro do Norte (devido ao Padre Cícero Romão Batista), de São Francisco das Chagas (em Canindé/CE) e a de Bom Jesus da Lapa, na Bahia. Segundo o historiador José Carlos, o momento foi de “valorização do legado cultural e religioso, que tem essa simbologia para o povo do Nordeste”, declarou o historiador. Ele também reforça que o reconhecimento, não significa uma autorização para o retorno da utilização do caminhão Pau de Arara nas romarias. O deputado federal, José Guimarães, autor do Projeto de Lei, afirmou que foi um “evento que marcou a história do Cariri e de Juazeiro do Norte, de todos aqueles que tem compromisso com a fé cristã e com o respeito, aos diretos desses homens e mulheres, romeiros e romeiros, que fazem a história das romarias do Padre Cícero e de São Francisco, em Canindé”.

Foto: Rozelia Costa

Entre os presentes, estavam os representantes dos Santuários de Juazeiro do Norte/CE, o Salesiano Padre Laércio José (representando a Obra Salesiana de Juazeiro do Norte), o Capuchinho Frei Garcia (representando o Santuário São Francisco das Chagas) e o Padre Cícero José (representando a Basílica Santuário Nossa Senhora da Dores). Para o reitor da Basílica Santuário, essa é mais uma conquista, fazendo memória também das pessoas que iniciaram e contribuíram para este momento, “sejam elas romeiros, religiosos, na pessoa da Irmã Annette Dumoulin, do Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Eles que nos ensinaram a bem acolher os romeiros e lutar pelos seus diretos”, explanou Padre Cícero José.

Foto: Ricardo Stuckert

Thaís Cândido

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%