Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
O Somalis Piauiensis, primeiro fóssil de camarão a ser registrado na porção Oeste da Bacia do Araripe, foi apresentado nessa quinta-feira, 04 de maio, no auditório da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Campus Pimenta, em Crato/CE. O material foi encontrado em 2018 no município de Caldeirão, no Piauí e, neste ano, foi concluída a descrição da nova espécie.
O fóssil passou por um processo de alta preservação, segundo os estudos, aproximadamente 90 milhões de anos – uma descoberta inédita não apenas para o Nordeste, mas para toda a paleontologia mundial. A nova espécie é totalmente diferente das outras oito que já haviam sido encontradas na Bacia do Araripe e nos estados do Ceará e Pernambuco.
A denominação de Somalis Piauiensis é uma homenagem à paleontóloga Maria Somália Sales Viana, professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), pela sua contribuição à geologia e à paleontologia da Bacia do Araripe e do Brasil. Somalis nomeia o gênero e Piauiensis, a nova espécie. Após cinco anos de análises dos pesquisadores, o trabalho foi publicado na Revista Zootaxa. O material fossilífero foi descoberto pelos paleontólogos Dr. Paulo Victor de Oliveira (UFPI) e a Dra. Olga Alcântara Barros (URCA).
“Essa descoberta amplia a diversidade fossilífera da Bacia do Araripe como um todo. Há 10 anos, tenho trabalhado na borda oeste desta bacia aqui no Piauí. Durante esse tempo, vários alunos passaram pelo Laboratório de Paleontologia de Picos, que é vinculado ao curso de Ciências Biológicas da Universidade do referido campus. Em uma das viagens de campo à procura de fósseis, com a participação de alguns alunos, encontramos esse material que hoje apresentamos à sociedade e à comunidade acadêmica”, destacou o professor Paulo Victor.
A pesquisa foi desenvolvida por meio de financiamento da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), através de recurso destinado ao projeto de pesquisadores visitantes do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens e pelo projeto Mulheres na Ciência.
Denilson Rodrigues
Written by: Radio
Publicar comentários (0)