noticias

AMAJU irá interditar ‘buraco azul’ no Sítio Pau Seco em Juazeiro do Norte

today17/03/2023

Fundo

 

Imagem: Vinícius Moura

“Essa água deve ter uma alta concentração de manganês, de alumínio, que ao entrar em contato com o vento produz essa cor bonita. Mas que pode gerar problemas de contaminação muito sérios, as pessoas não devem ir para lá, palavras de Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (AMAJU). Eraldo concedeu entrevista ao Jornal da Tarde da Fm Padre Cícero nesta semana, onde confirmou que o ‘buraco azul’, no Sítio Pau Seco, será interditado no próximo sábado, 18 de março.

Popularizado na internet por sua coloração em tons de azul e verde, o buraco azul, faz parte de um terreno, localizado no Sítio Pau Seco, que foi explorado por uma empresa de mineração para extração de britas. A licença desta empresa se venceu no ano passado. A propriedade é privada e pertence a um espólio de 8 herdeiros.

Atraídos pela coloração peculiar da água, populares se dirigiram ao buraco azul para tirar fotos e até mesmo tomar banho. Mas a beleza visual da água destoa da poluição e da toxicidade que ela pode abrigar. “Nós já mandamos levantar os dados da contaminação daquela água, mas fica claro que além do perigo de contaminação, é perigoso ir lá até mesmo pelo risco de desabamentos das rochas”, enfatizou Eraldo.

Imagem: Vinícius Moura

De acordo com apuração do Diário do Nordeste, na última quarta-feira, parte do paredão caiu dentro da água, mas ninguém foi atingido. “Nós estamos acionando todas as autoridades, desde a Polícia Militar à Guarda Municipal e o Demutran para isolar aquele local”, destacou Eraldo. Segundo o superintendente, a antiga mineradora ainda está inadimplente em alguns quesitos com a AMAJU que é o órgão licenciador do local.

Professores e pesquisadores da Faculdade de Tecnologia do Cariri (Fatec), já visitaram o local para realização de testes na água, a fim de comprovarem a toxicidade e os motivos da coloração.

Denilson Rodrigues

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%