noticias

Alumiando as ruas da Capital da Fé – Romaria das Candeias é encerrada com grande procissão

today03/02/2025

Fundo

O dia 02 e fevereiro de 2025, na cidade de Juazeiro do Norte – CE, foi marcado pelo encerramento da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Iniciada em 29 de janeiro, esta é a romaria que encerra o Ciclo de Romarias 2024-2025, tendo como tema, “Servo de Deus Padre Cícero Romão, o Missionário do Sertão” e lema, escolhido pela Obra Salesiana de Juazeiro do Norte, “Sobre a proteção da Mãe das Candeias, fortalecemos nossa fé e esperança”.

Às 9h, desse domingo, 02 de fevereiro, aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, a Santa Missa pelo Jubileu da Vida Consagrada, reunindo diversas congregações, na Casa da Mãe das Dores. Entre os presentes, estavam os Salesianos de Dom Bosco. O Inspetor Salesiano do Nordeste, Padre Francisco Inácio, falou sobre a providência da celebração, das duas datas. “Estamos felizes porque é o encerramento da Festa e Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Mas de modo providencial, essa romaria de Candeias celebra também a vida consagrada. É o jubileu da vida consagrada. Já por vontade de São João Paulo II, o dia 2, dia da apresentação do Senhor, é o dia da vida consagrada, o dia em que nós recordamos o dom precioso para a igreja, que é o dia da vida consagrada, e juntar tudo no tempo de romaria torna muito mais bonito”, declarou o Inspetor.

Ao meio dia, os romeiros uniram-se para participar da Bênção dos Chapéus e Despedida dos Romeiros, tradição nas romarias de Juazeiro. Com a Basílica Santuário tomada de fiéis, o Padre Cícero José, pároco e reitor da Casa da Mãe das Dores, puxou os benditos, as orações e informou aos romeiros, sobre a quantidade de pessoas que fizeram o cadastro, nesta romaria. Ao todo 84.837 romeiros passam pela Capital da Fé e fizeram seu cadastro, em cinco dias de romaria. Os Estados que se destacaram foram: Rio Grande do Norte (14.605), Paraíba (16.987), Alagoas (22.484) e Pernambuco (25.319).

Foi na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que aconteceu a Missa Solene de encerramento da Romaria das Candeias, seguida pela bênção das velas e procissão. Uma multidão de pessoas, com velas, candeeiros e lanternas acessas, iluminaram as principais ruas da cidade. O mar de luzes inundou Juazeiro do Norte, ao cair da noite do domingo. É a fé que se expressa através do chapéu, das lágrimas, do canto. O até logo que foi dado, com a esperança do retorno à cidade fundada pelo Servo de Deus, Padre Cícero Romão.

Por: Thaís Cândido (Jornalista)

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%