noticias

Aberto o Processo de Beatificação e Canonização do Padre Cícero Romão

today01/12/2022

Fundo
Imagem: Adilson Benedito

Em meio às palmas e emoções do Povo de Deus, foi aberto, em 30 de novembro de 2022, o Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista. A Missa Solene aconteceu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte/CE, com a presença do Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, religiosos, padre diocesanos e romeiros, além do Bispo de Cajazeiras, Dom Francisco Sales. “Hoje, estamos aqui rezando e pedindo por este novo momento na história. Momento da abertura de um processo”, afirmou o 7º Bispo da Diocese de Crato, durante sua homilia.

Imagem: Adilson Benedito

Ao final da Celebração Eucarística, autoridades civis, como a Governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela, falaram sobre o Patriarca do Nordeste e o processo de reconhecimento. “Especialmente, a memória do Monsenhor Murilo de Sá Barreto, que com certeza, em nome dele, a luta de tantos e a esperança para este momento”, afirmou a governadora. Após a bênção final, os membros da comissão e o Bispo Diocesano, deram início a Sessão de Abertura, que aconteceu no presbitério da Casa da Mãe da Dores.

Sessão de Abertura

Na mesa, fizeram-se presente Dom Magnus Henrique Lopes, Padre José Vicente (Delegado Episcopal), Padre Aureliano Gondim (Promotor de Justiça), Diácono Rodrigo Rêmulo (Notório Atuário), Padre Felipe Tavares (Notório Adjunto), Dr. Paulo Vilotta (Postulador da Causa) e Padre Wesley Barros (Vice- Postulador). No 1º ato da sessão, o reitor da Casa da Mãe das Dores, Padre Cícero José da Silva, fez a comunicação do Nihil Obstat, do edital de publicação, bem como o parecer oficial do Regional Nordeste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Imagem: Adilson Benedito

Os membros prestaram juramento, afirmando: “juro guardar segredo, em todas aquelas coisas que possam prejudicar o Servo de Deus ou outras pessoas. Que Deus me assista e me ajudem estes santos Evangelhos”, exclamaram. Na conclusão da sessão, o Vice-Postulador da causa, Padre Wesley Barros, pediu aos fiéis e devotos, que em respeito as normas da Igreja para as causas de beatificação, “é de extrema importância evitar qualquer forma de culto indevido, ou seja, evitar colocar a imagem no altar da igreja, evitar procissões ou incluir nos andores a imagem (do Padre Cícero Romão) nas procissões, evitar invocar o Servo de Deus nas ladainhas oficiais ou invocar a sua intercessão publicamente, entre os santos canonizados”, reforçou o sacerdote, frisando ainda que a intercessão pode ser pedida, apenas em forma particular.

Imagem: Adilson Benedito

Os fiéis que tiverem qualquer documento ou objeto que pertenceu ao Patriarca do Nordeste, podem oferece-lo a causa, como prova das virtudes, amor e caridade deste Servo de Deus, explicitou ainda Padre Wesley. A Sessão de Abertura do Processo foi finaliza, por Dom Magnus Henrique, com uma oração escrita pela beatificação do Padre Cícero Romão Batista, além de fortes aplausos e fogos de artifícios, na Basílica Santuário.

Imagem: Thaís Cândido

Thaís Cândido

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%