noticias

De Matriz da Luz ao Horto do Padre Cícero: A caminhada de Fé do Padre Leandro Francisco

today10/01/2025

Fundo

Padre Leandro Francisco, Salesiano de Dom Bosco, compartilha sua trajetória de vida, desde suas raízes em Matriz da Luz, Pernambuco, até a descoberta da vocação sacerdotal. Ordenado em sua paróquia de origem, ele agora assume a missão pastoral no Horto do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Durante a entrevista, o padre destaca sua devoção a São João Bosco, a fé do povo romeiro e a importância de uma vivência comunitária que transcenda o momento das romarias.

A entrevista foi realizada na Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, em Juazeiro do Norte, na manhã do dia 8 de janeiro de 2025, pelo jornalista Francisco Mário. O Padre Leandro Francisco foi apresentado como coordenador de pastoral do Horto do Padre Cícero no último domingo, dia 5 de janeiro.

Francisco Mário: Padre Leandro, é uma alegria entrevistá-lo. Para começarmos, conte um pouco sobre a sua história: qual é sua origem, e como foi o seu processo vocacional? O que o levou a seguir a vocação sacerdotal?

 Padre Leandro: Eu sou do Recife, Pernambuco. Nasci no dia 7 de junho de 1994, mas nunca morei nesta cidade. Sempre vivi no distrito rural de Matriz da Luz, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. Meus pais, Antônio Francisco e Maria das Dores, são pessoas muito simples, mas de muita fé. Foram eles que me introduziram na fé da Igreja, levando-me ao catecismo na Paróquia de Nossa Senhora da Luz – a segunda igreja mais antiga do Brasil, datada de 1540. Foi uma comunidade que me acolheu de forma muito carinhosa e fraterna.

Desde criança, participei de diversos grupos da paróquia e, nesta época, já queria ser padre. Graças à acolhida da Igreja, comecei a participar de encontros vocacionais na Arquidiocese de Olinda e Recife aos 12 anos. Em 2009 fui convidado por um salesiano para os encontros vocacionais em Carpina, Pernambuco. Passei a residir no aspirantado salesiano em 2012. A comunidade foi fundamental para a descoberta da minha vocação. Minha ordenação presbiteral aconteceu na minha paróquia de origem, com a graça de contar com o apoio maciço do povo de Deus.

 Francisco Mário: Padre, conte-me um pouco sobre a sua devoção a São João Bosco. E com relação ao Padre Cícero, antes de assumir essa responsabilidade em Juazeiro, o senhor já conhecia a história do Padre Cícero?

 Padre Leandro: Comecei a conhecer o legado de Dom Bosco em 2010, durante os encontros vocacionais, e fiquei encantado com o trabalho que ele realizava entre os jovens. Dom Bosco era um homem do seu tempo, mas com visão e coração voltados para o futuro. A convivência fraterna com os aspirantes e vocacionados nos encontros mensais, retiros e festivais de juventude salesiana me aproximou ainda mais dos salesianos. Antes de ingressar na Congregação, já tinha visitado Juazeiro como romeiro em cinco ocasiões, junto à minha paróquia. Foi emocionante ver a fé do povo nordestino, batalhador, que vem renovar suas forças aqui em Juazeiro. Essa experiência também marcou a minha caminhada vocacional. Eu sou de um povo de fé, o povo nordestino, batalhador, que sabe que precisa das obras, que precisa trabalhar, mas que, quando só o trabalho não dá conta, busca em Deus sua força e energia. 

Francisco Mário: Qual foi sua impressão, já como sacerdote, ao chegar ao Horto do Padre Cícero?

Padre Leandro: Recebi em outubro, do inspetor salesiano, Padre Francisco Inácio, a incumbência de assumir o trabalho pastoral no Horto do Padre Cícero. Foi um misto de emoções: alegria por assumir uma obra tão linda e temor de não estar à altura. A confiança em Deus me deu forças para abraçar essa missão com determinação. Meu objetivo é somar aos esforços que já eram realizados pelo Padre Francisco Ataíde e sua equipe, incluindo as Irmãs da Caridade de Jesus. Tenho me dedicado a acolher os romeiros, estando presente nas atividades e na vivência comunitária da fé.

Francisco Mário: Como o senhor percebe a dinâmica entre a comunidade local e os romeiros que visitam o Horto?

Padre Leandro: O Horto é uma obra complexa. Temos uma comunidade viva e atuante diariamente, mas que se multiplica durante as romarias. Cheguei no período da Romaria de Reis, que ainda segue acontecendo, e, logo após a Romaria das Candeias, pretendo reunir cada grupo da comunidade para ouvi-los. Também quero estar próximo aos doentes e impossibilitados, realizando uma evangelização de saída, como nos orienta o Papa Francisco. Minha missão é escutar e acolher, promovendo o encontro com Deus.

Francisco Mário: Qual mensagem o senhor gostaria de deixar para os romeiros que ainda não puderam vir a Juazeiro ou que já vieram e desejam retornar?

Padre Leandro: A romaria é um momento forte da caminhada de fé, mas é apenas um momento. É essencial que os romeiros vivam a fé em suas comunidades de origem, especialmente aos domingos, o Dia do Senhor. A peregrinação deve ser um marco de renovação espiritual, inspirada no exemplo do Servo de Deus Padre Cícero, e fruto de uma vivência comunitária ao longo do ano.

Ao encerrar a entrevista, Padre Leandro compartilhou uma mensagem de esperança:
“Uma frase que me marca é: ‘Cícero, toma conta deles.’ Essa é também uma exortação que o Senhor nos faz, a mim, aos meus antecessores e sucessores: ‘Toma conta deles, conduzindo-os a Cristo.’ Essa é a missão principal do Horto. O Padre Cícero foi um homem de fé, que buscava aproximar as pessoas de Deus. Nosso desafio é transformar a experiência no Horto em um verdadeiro encontro pessoal com o Senhor. Que possamos continuar essa missão com dedicação, esperança e fé.”

Saiba mais:

Com alegria, apresentamos o bendito composto para a recepção do Padre Leandro Francisco, SDB. Esta composição reflete a devoção, o amor e a esperança que marcam a acolhida do sacerdote em nossa comunidade.

Bem-vindo, seja bem-vindo
Padre Leandro, em nossa comunidade.
Bem-vindo de coração,
Aqui no Horto do Padre Ciço Romão. (Bis)

Seja bem-vindo de coração
Nós te acolhemos com muita emoção.
Os salesianos te acolhem com fervor,
Aqui no Juazeiro, com esperança, fé e amor.

Bem-vindo, seja bem-vindo
Padre Leandro, em nossa comunidade.
Bem-vindo de coração,
Aqui no Horto do Padre Ciço Romão. (Bis)

Letra e música: Antônio kalycson Alves de Moura

Centro de Serviços Compartilhados, CSC/ Juazeiro do Norte-CE.

Written by: Radio

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%