noticias

Ordenado o novo Bispo da Diocese de Salgueiro, Dom José Vicente

today05/06/2023 4

Fundo
share close
Spread the love

Ao final da tarde do último sábado, dia 03 de junho, aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato/CE, a ordenação episcopal do novo Bispo da Diocese de Salgueiro/PE, Dom José Vicente. Às 17h30, os fiéis acompanharam a procissão de entrada. Seminaristas, padres da Diocese de Crato e outras dioceses, bem como cerca de 25 bispos adentravam a Sé Catedral para a ordenação. Dom Magnus Henrique Lopes, pastor diocesano de Crato, foi o bispo ordenante. O bispo emérito Dom Fernando Pânico e Dom Gilberto Pastana, estavam presentes como co-ordenantes.

Em sua homilia, Dom Magnus Henrique destacou a importância do papel do pastor diocesano. “Monsenhor José Vicente, Deus o confiou a missão de pastorear sua Igreja, que está em Salgueiro. Como 2º bispo, hoje assumindo a missão de pastor, rezar para ter sempre presente o espírito do serviço, do serviço que o senhor exerceu com muita maestria, dignidade e amor, nesta Diocese de Crato”, declarou Dom Magnus.

Logo após a homilia, aconteceu a promessa do eleito, na qual Monsenhor José Vicente, levantou-se e, diante do bispo ordenante principal, é interrogado em frente ao povo de Deus, sobre sua futura missão. Em seguida, os bispos presentes depõem a mitra e todos levantam-se. De mãos juntas, Dom Magnus Henrique, convida à oração. O eleito se colocou ao chão, acontecendo então o canto das ladainhas, pedindo-se o auxílio da Igreja Celeste. Ao final das ladainhas, Monsenhor José Vicente levantou-se e Dom Magnus colocou as mãos sobre sua cabeça. Cada bispo presente na celebração, repetiu o gesto.

O rito de ordenação episcopal seguiu com a oração de ordenação, a unção da cabeça e entrega do Livro dos Evangelhos. Ao final, foram entregues ao novo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom José Vicente, as insígnias: anel (símbolo de fidelidade à Igreja, esposa de Cristo), mitra (para que brilhe nele o esplendor da santidade) e báculo (símbolo do serviço pastoral, para apascentar a Igreja de Deus), finalizando assim, o rito de ordenação, seguindo a celebração de forma costumeira.

Ao final da celebração, Dom José Vicente falou ao Povo de Deus. “O meu coração está jubiloso, principalmente, porque tenho a clareza e a convicção de que tudo quanto se tem celebrado nestes dias, particularmente na data atual, nada é por mérito próprio, tudo é bondade da suprema e divina graça, Deus”, exclamou o pastor.

Thaís Cândido

Biografia

Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva nasceu no distrito de Santa Fé em Crato (CE), mais precisamente no Sítio Engenho da Serra, no dia 2 de janeiro de 1958. É o segundo filho do casal Elisa Pinto e Joaquim Vicente da Silva. Concluiu o ensino médiono colégio estadual Wilson Gonçalves, em Crato, no ano de 1980.

Em 1981, ingressou no curso de Pedagogia, à época ofertado pela Faculdade de Filosofia do Crato (atual URCA – Universidade Regional do Cariri). Em 1986, ingressou no seminário São José, em Crato, onde fez a etapa do Propedêutico. Em seguida, foi enviado para Fortaleza, onde cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral (ITEP), no antigo seminário da Prainha. Sua ordenação diaconal ocorreu em 2 de outubro de 1993, e presbiteral em 22 de janeiro de 1994, pelas mãos de dom Newton Holanda Gurgel.

Entre as funções assumidas, está a de chanceler da Cúria Diocesana, ainda como diácono. Em seu primeiro ano de sacerdócio, foi nomeado vigário paroquial para paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. No início do ano seguinte, precisamente no dia 15 de janeiro de 1995, foi transferido para assumir a função de vigário paroquial na paróquia São José, hoje extinta, e vice-reitor do seminário diocesano São José. Na véspera do Natal de 1995, assumiu a paróquia São José como administrador e a reitoriado seminário diocesano São José, onde permaneceu até o ano de 2002, quando viajou para Roma, na Itália, a fim de estudar Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana e Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.

Ao regressar para a cidade de Crato, em 2008, exerceu o cargo de professor no seminário diocesano São José, e na Faculdade Católica do Cariri, com sede em Crato. Em 2010, assumiu como pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Quatro anos depois, foi nomeado vigário geral da diocese de Crato, por dom Fernando Panico, função ainda exercida até a transferência de dom Gilberto Pastana de Oliveira, até então VI bispo diocesano de Crato, para a arquidiocese de São Luís (MA). No dia 20 de julho de 2021, foi eleito pelo Colégio dos Consultores para a função de administrador diocesano, na vacância da diocese de Crato.

Fonte da Biografia: Diocese de Crato

Written by: Radio

Rate it

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *


0%