Ouça agora! FM Padre Cícero Rádio FM Padre Cícero
No último domingo, 31 de julho, a Comunidade Santa Dulce dos Pobres, localizada nas proximidades do Sítio Logradouro, em Juazeiro do Norte/CE, retomou a celebração mensal da santa missa. Presidida pelo Pe. Alfredo Boldori (SDB), a Eucaristia reuniu crianças, jovens, adultos e idosos do novo vilarejo, pertencente ao território da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, dos salesianos.
A região onde a comunidade nasceu, nos últimos anos, vem passando por um processo de desruralização. Com a constante comercialização de terrenos na localidade, o número de moradores cresceu. A partir do desejo de um grupo de cinco moradoras, integrantes da Irmandade de Santa Dulce, a devoção ao anjo bom da Bahia teve início no povoado. Sob o verde de um árvore, os fiéis construíram uma pequena gruta com a imagem da padroeira. “Nós pedimos ajuda aos amigos, alguns deram cimento, tinta, outros deram telhas, canos, mas tudo com muito sacrifício, sempre na base de doações”, afirmou Constância Cortez, integrante da irmandade.
Cada um com sua cadeira ou banquinho, alguns com filhos no colo, sob a luz do final da tarde, é dessa forma que os católicos que habitam o território participam da celebração no último domingo de cada mês. A récita do terço com as crianças no Dia do Senhor foi um dos meios criados para a evangelização no vilarejo. “Nós lutamos muito para que esta comunidade cresça, as pessoas são muito participativas, a vizinhança é muito boa e nos ajuda muito”, declarou Francisca Oliveira, umas das primeiras pessoas a fazer moradia nas proximidades.
Através de poucos minutos de conversa com membros da comunidade, é possível perceber um desejo comum a todos. “Nós sempre queremos melhorar, progredir, a gente tem o desejo de ter uma capela, uma pracinha para as crianças brincarem, e temos fé em Deus que iremos conseguir”, expressou Márcia Bezerra. Segundo a moradora, o povo se sente acolhido na comunidade e compreende que a Palavra de Deus é a mesma em qualquer local. No entanto, o sonho por uma capela, conforme Márcia, é unânime.
Em entrevista concedida à FM Padre Cicero, o pároco, Pe. Cicero Oliveira manifestou alegria pelo nascimento da comunidade e afirmou que a capela é um passo para o futuro. “A comunidade nasce em torno da Palavra de Deus, o templo-pedra é um passo bem adiante, mas a gente se alegra quando é construído”, explicou. “Eu acho que o primeiro passo já está sendo dado, são as pessoas se reunindo para rezar, já tivemos algumas missas, esse é o caminho. Que Santa Dulce interceda por todos nós, para que a comunidade possa crescer na fé e no amor de Deus”, concluiu.
Denilson Rodrigues
Written by: Radio
Publicar comentários (0)